31 julho 2007

Férias

Desde as 22h 30m de sexta feira passada, estou oficialmente de férias. Eu e o papá e os meninos. Bem... para o papá hoje e amanhã ainda há trabalho... Os contratempos de ultima hora... Para os meus meninos estas são as "primeiras" férias, pois este que passou, foi o seu primeiro "ano escolar".

Hoje lembrei-me muito das minhas férias esolares, e tive saudades daqueles tempos... Desde os meus 2 anos de idade sempre fui com os meus pais para o Algarve. Eram as férias no lugar de sempre, com as pessoas de sempre ,que ficavam marcadas de um ano para o outro. Ficávamos sempre numa pensão, bem no centro de Albufeira, a cerca de 100 metros da Praia do Peneco. Ainda me lembro de que muitas vezes eu ficava a dormir a sesta e quando acordava ia ter com os meus pais e com a minha irmã à praia. Era só atravessar o túnel... Nessa altura, ainda se podia fazer isso. Albufeira não passava de uma aldeia piscatória com uma praia excelente.

Depois passámos a ir para casa de amigos onde passei sem dúvida todas as melhores férias da minha vida. Nesta altura ia sozinha, mal acabava a escola, metia-me no autocarro e levava 12 horas até chegar a Albufeira... Lá tinha à espera grandes amigos e grandes aventuras... Eram as férias inteiras... Verão e Páscoa, lá estava eu a marcar presença, e a matar saudades do ano anterior. Os meus pais iam lá, e lá ficavam mais ou menos duas semanas. Depois regressavam e a maior parte das vezes eu ficava...

Houve um ano que foi sem dúvida o que mais me marcou... Foi em 1988. Eu tinha apenas 13 anos e o que me diverti nesse ano foi de tal forma que ainda hoje me lembro de todos os detalhes com imensa saudade. Foi o ano que passei a frequentar as discotecas com os meus pais. Foram eles que me levaram à discoteca a primeira vez e me mostraram o bom, e o que podia ser mau. Lembro-me também que nesse ano, estava muita gente nova em casa desses amigos (eles tinham 6 filhos) e como não havia mais carros para sair à noite, e o meu pai não podia emprestar o dele (o carro não tinha seguro, era ele que tinha a carta de condução no seguro, o que lhe permitia conduzir qualquer carro, derivado da sua profissão), então os meus pais acompanhavam todas as saídas nocturnas. Chegávamos a ser 9 e 10 pessoas dentro do carro, mas ninguém ficava sem se divertir. Depois quando saíamos da discoteca, íamos comer hamburgueres caseiros a um restaurante que havia onde hoje é a Marina de Albufeira... Como tudo mudou! Acho que este ano sem dúvida ficou marcado nas nossas vidas. Na minha, na da minha irmã, Lurdinhas, Paulo, Manela, Miguel...

E depois havia as brincadeiras na praia. Acho que nunca mais nadei até às bóias como nós nadávamos. E lembro-me quando a Lu perdeu o fato de banho, quando fomos ao largo tirar a areia que tinhamos dentro deles, depois de horas a rebolar nas ondas. E lembro-me também uma vez em Julho, por altura das marés vivas, que os rapazes tiveram que fazer um cordão humano, para que eu, a Lu e a Ana pudéssemos sair do mar, pois estávamos tão cansadas de rir e nadar, que já não tínhamos força para passar a zona de rebentação!

Depois era o convívio à mesa... Os churrascos, as sardinhadas, as idas ao frango da Guia, à sardinha de Portimão... Sempre uma casa cheia de gente, alegria, conversas, brincadeiras...

Sei perfeitamente que esses tempos já lá vão, que foram vividos na altura certa, da maneira certa, e só espero que um dia os meus filhos, possam ter as suas férias perfeitas, durante muitos anos, e que as possam recordar com o mesmo carinho e a mesma saudade que eu recordo as minhas.

4 comentários:

isabel disse...

Ai já lá vão mesmo, porque antes ainda ias de férias, agora são os teus filhos que vão de férias e tu só os vais levar, tratar e trazer! E fazer muitos castelos, muitos castelos, e dar muitos banhos, por muito creme, e fazer muitos lanches e bronzear muito as costas, que a barriga já nunca mais fica para o ar.
Mas isto é que é o máximo, não é?!!!

Maria disse...

E eu apesar de ainda ter assim dessas férias, também recordo aquelas quando era mesmo pequenina... Que não tinha mesmo de me preocupar com nada.

bjnho

Carina disse...

Fizeste-me recordar que há bem poucos anos atrás o Algarve não era como é agora: as coisas eram muito mais naturais. Claro que haviam sempre um aumento enorme do numero de pessoas mas não havia as "esquisitices" que há hoje.
Não critico quem vem de férias para o Algarve - só aqueles que vêm e, depois de cá estarem reclamam de tudo e de todos dizendo: "isto parece o fim do mundo" - a qualidade de vida que temos aqui é mesmo espectacular, e é bom podermos partilhar isso com outras pessoas, que apenas têm oportunidade de vir cá uma ou duas vezes por ano.
Portanto, espero que quando voltares sejas tão bem recebida como sempre! e que consigas proporcionar aos teus pequenos férias como já tiveste um dia.

Obrigada pela visita. Volta muitas vezes - eu vou voltar :)

Bjs

mãe disse...

Embora eu não tivesse o hábito de ir para o Algarve fizeste-me lembrar as minhas férias... e de como os meus filhos já não terão as mesmas recordações... a família já está toda por Lisboa e a vida já não nos permite "ir" de férias regularmente e por temporadas... emfim.

As nossas (verdadeiras) férias de Verão 2020

Uma vez que estávamos de praias fechadas e limitações nas deslocações pelo país pouco mais pudémos fazer do que ficar em Tanger. Para variar...