26 abril 2007

25 Abril

O dia ontem foi muito produtivo em termos de limpezas e arrumações na nova casa. Raio das loiças sanitárias que demoram a chegar, para nos mudarmos definitivamente. Parece impossível! Vivemos na zona do país, que mais fábricas de artigos de casa de banho tem por metro quadrado e, andamos nesta espera há pelo menos 5 semanas... O ditado é velho... "Os santos da porta não fazem milagres..."
A Maria andou toda a manhã excitadíssima à espera da chegada do primo Hugo, que vinha passar a tarde connosco. Almoçou que foi um regalo e disse logo de seguida...
-"Agóia vou domi uma sestinha pa depois podei bincai com o Hugo..."
E foi mesmo... O primo chegou e, passados aí uns 15 minutos acordou fresquíssima para uma tarde inteira de brincadeira. O João, esse acordou bem antes e também ficou todo contente quando viu o primo. Entregues aos cuidados dos avós, lá fomos nós limpar mais qualquer coisita, e quando regressamos a alegria reinava... O Hugo à frente, seguido da Maria e no fim o Joãozinho, simulavam um combóio, com a Maria a fazer a "banda sonora":
-"Pôta terra, pôta terra uh uh!"
A hora da partida do Hugo foi recebida com o choro da Maria:
-"Nãoooo, eu queio que o Hugo fique cáááá... Eu queio que ele fique na nossa casaaaa..."
-"Pronto... Não chores... Vamos todos comer já a sopinha, e depois vamos levar o primo a casa e antes, passamos um bocadinho no parque, para dar uma voltinha nos baloiços, pode ser?" (Benditos dias longos, que às 20h ainda é dia...)
-"Tá bem..."
Durante o caminho ela fez questão de "ler" um livro da "Anita" ao primo, que a minha mãe foi desencantar às caixas, já há muito guardadas com brinquedos, meus e da minha irmã... Esta "leitura" é simplesmente deliciosa:
-" O Robeto é um menino que binca, come a sopa toda, vai à escolinha, e acoda... Depois de ter penteado aquele cabelo, ele foi logo pa Lisboa... Enquanto o Pipoca não gostava dos palhaços... Um palhaço hoplá, outo palhaço hoplá... Olha, Hugo sabes como o Robeto disse? Um palhaço hoplá, outo palhaço hoplá... Paece que o Pipocas não está a gostai gande coisa... É, é...Mas, enquanto o Robeto dizia aos seus palhaços mas o Robeto ainda estava de pijama... Vês aqui o pijama... E aqui está o Papas-Tudo e... e... Como é que se chama o outo mamã?"
-" É o Palhaço Rico...
-" É o Palhaço Rico e o Papas-Tudo... Mas os palhaços ainda não tavam pepaados... O Palhaço Rico tinha cabelo e pegou num gande saco de ouo e mandou o Robeto então...Mas o Robeto não estava pepaado ainda... Já posso sê palhaço? Ainda não... O palhaço Rico disse ao Robeto...Olha o palhaço Papas-Tudo... Depois o Robeto foi às festas... Quando ele tava pepaado, fizémos uma gande festa e ficómos todos amigos do Robeto, mas ainda faltava uma coisa... O naiz pintado... E quando o Robeto tava pepaado, ele caíu no chão... E quando ele caiu no chão ficámos todos amigos do Robeto...E dos outos amigos... Vitóia, vitóia acabou-se a históia..."
E foi esta a versão da Maria, do livro da colecção da Anita, "O Menino que queria ser palhaço"!
Deixar o primo em casa, foi outro episódio dramático:
-"Nãoooooo. Eu queio que ele vá pá minha casaaaaaa....Ó Hugoooo.... Anda comigo...."
Chegados a casa, o João já dormia. Tirei-o do carro com todo o cuidado e levei-o directamente para o quarto. Consegui despi-lo, mudar-lhe a fralda e vestir-lhe o pijama sem o acordar. Dei-lhe um pouco de colo, consolei-me e depois deitei-o. Correcção, tentei deitá-lo. Assim que o pousei em cima da caminha dele, os olhos arregalaram-se e começou a chorar... Pronto, lá fiquei eu mais de meia hora, com o João no colo à espera que ele adormecesse profundamente para o conseguir deitar sem ele acordar de novo, e durante este tempo ainda fiz 3 tentativas falhadas...
Entretanto na cozinha, algo se passava com a Maria e o pai.
-"Maria calça os sapatos, olha que depois ficas outra vez com tosse..."
-"Mas não pecisa pois eu ponho os pézinhos neste cantinho..." (e puxa a cobertura do sofá para o chão, para pôr os pezinhos em cima, enquanto vê o Pocoyo...)
-"Maria, não sejas teimosa... Calça os sapatos ..."
Resultado... Não calçou os sapatos, cada vez os pezinhos saiam mais de cima da cobertura do sofá, e acabou por levar uma palmada que a levou a calçar-se imediatamente... Depois deste episódio de tensão, ficou meiguinha, obediente, e enquanto eu varria a cozinha disse-me:
-"Gosto muito deste DVD do Pocoyo! Obrigada mamã!"
E eu agradeço à Revista Pais & Filhos que trazia este mesmo DVD de oferta.
Já na caminha terminou o dia dizendo-nos, enquanto nos abraçava:
-"Gosto muito de vocês..."
Portam-se mal, dão trabalho, preocupações, mas também muitas alegrias e momentos maravilhosos como estes...

Sem comentários:

As nossas (verdadeiras) férias de Verão 2020

Uma vez que estávamos de praias fechadas e limitações nas deslocações pelo país pouco mais pudémos fazer do que ficar em Tanger. Para variar...