22 novembro 2007

Actualizando...

Tá difícil... As tarefas e os afazeres continuam a ser mais que muitos. Já há muito tempo que todos os dias à noite, me lembro que mais uma vez não consegui realizar tudo o que tinha programado, incluindo o registo das novidades cá no estaminé!

A Maria cada vez nos faz sentir mais orgulhosos da filha que temos. Anda sempre muito bem disposta, conversa connosco de tal forma que às vezes é difícil cair na realidade de que ela apenas está prestes a completar 4 anos de vida. Não que eu goste muito de crianças que são adultas demais, ou demasiado avançadas para a idade que realmente têm, mas a Maria é diferente. Dentro daquele corpinho pequenino, existem muitas atitudes e muitos comportamentos perfeitamente adequados aos seus quase 4 anos, no entanto, a sua forma de se expressar, a sua perspicácia e a sua capacidade de adaptação e de "desenrrascanço" é que nos deixam muitas vezes de boca aberta. São várias as ocasiões em que eu me ponho a observá-la e admiro a forma como brinca, como trata o irmão, como inventa tão bem histórias que conta a olhar para os livros, como que se o que ela está a dizer, estivesse realmente escrito naquelas folhas que tem diante dela... No infantário, a festa de Natal está á a ser preparada, e além dos constantes elogios da professora de ballet, acerca da capacidade que ela tem para dançar, desta vez foi a educadora que fez essa observação. Pode ser que ela queira continuar, e quem sabe, não vai ser uma grande bailarina?

O João, finalmente foi liberado das febres constantes que o perseguiram durante quase um mês inteiro. Nestes últimos dias, parece que se isola um pouco nas brincadeiras no infantário. Reflexo de no outro dia ter sido "atacado" por um outro menino que lhe ferrou os dedos e as unhas nas bochechas, deixando-lhe lá as respectivas marcas? Talvez... Vamos deixar passar mais um tempo para ver como se comporta. Em casa continua brincalhão, bem disposto, mimalho, e sempre a empurrar o bendito carrinho de chá da Maria. Passa horas com aquele carro, a correr a casa toda, e assim que me perde de vista, não descansa enquanto não descobre onde páro. Quanto à questão da fala, temos notado que parece que quer começar a dizer mais alguma coisa, mas tem vergonha. Quando lhe pedimos para repetir, começa a rir-se e faz uma careta, como que a esconder a cara. Está um fôfo, é o que é!

Sem comentários:

As nossas (verdadeiras) férias de Verão 2020

Uma vez que estávamos de praias fechadas e limitações nas deslocações pelo país pouco mais pudémos fazer do que ficar em Tanger. Para variar...