03 agosto 2007

Para a Mimi, que está longe e para a Madrinha, que está ainda mais longe!!

A Maria aos olhos da educadora:
É uma criança que apresenta um desenvolvimento adequado à sua idade.
Na área de Formação Pessoal e Social, destaca-se pela sua autonomia e aplicação. Consegue exprimir muito bem os seus sentimentos, as suas ideias e os seus desejos, utilizando um vocabulário bastante rico. Na sua higiene pessoal (lava as mãos, a cara e vai à casa de banho) é completamente autónoma, recusando mesmo ajuda, como ela diz:"...eu consigo sozinha..."
A Área de Trabalho da sala, preferida, é sem dúvida o momento de reunião, onde cantamos os bons dias e conversamos em grande grupo e, posteriormente conto uma história. A Maria adora ouvir histórias, sobretudo de recontar a mesma para os seus colegas.
Na àrea de Expressão Plástica, a pintura, as colagens e o recorte são a sua preferência. É uma criança muito aplicada e determinada na elaboração das actividades.
No domínio da linguagem oral, quando estamos a ouvir uma história lá vem a Maria:"...agora sou eu que vou contara história para os meninos está bem?..." Reproduz com facilidade as personagens da história, identificando-as.
É uma criança com uma personalidade determinada/decidida, reflectindo-se no seu comportamento e com um bom nível de aprendizagem.
...A Maria é um doce de menina...

1 comentário:

Ecos do meu Silêncio disse...

A Maria é sem dúvida um doce de menina, sendo um grande orgulho para todos nós familiares, amigos, e conforme se documenta, também para a educadora.
Como Madrinha e Tia da Maria, claro que sinto um orgulho especial! Não só porque o nosso “doce de menina” está a crescer de uma forma saudável, mas também, porque dá gosto observar e sentir, que a sua formação pessoal e social se destaca pela sua autonomia e aplicação, dois ingredientes preciosos que antecipam sucesso pessoal e social no futuro.
A facilidade com que exprime os seus sentimentos, desejos e ideias é de tal forma fantástica, que inúmeras vezes deixa adultos totalmente “desarmados” e surpreendidos, com tamanha riqueza e generosidade interior.
Sem poder deixar de mencionar o seu vocabulário sofisticado (inesperado numa criança de 3 anos e meio), com que fácilmente nos encanta e nos provoca admiração!
A sua autonomia é um verdadeiro exemplo, diz sempre e mostrou desde muito cedo, “eu conxigo xóginha!!!”
Ao ler a descrição que a educadora faz da Maria, posso identificar de imediato inúmeros reflexos da mamã da Maria - a minha irmã.
Também a Guida desde muito cedo, tinha um enorme gosto por histórias e cantigas. E com grande talento e facilidade as reproduzia, quer na escola, quer em púlico, para familiares, amigos ou outros presentes, dependendo do evento. Fazia sempre grande sensação!
Lembro-me de a Guida não saber ainda ler e pedir para lhe lerem as histórias, dos seus brinquedos favoritos – os livros da Anita e outros – e logo a seguir, pegava ela no livro e reproduzia a história, com o pormenor de virar as páginas à medida que a história ía progredindo.
Também a Guida sempre teve grande domínio na linguagem oral. E por isso foi a eleita para o papel principal, na representação de uma peça para a festa de natal do colégio, tinha ela cerca de 4 anos. Lembro-me que a personagem tinha como principal vertente a narração da peça, enquanto as personagens desfilavam e acrescentavam pequenas frases. Lembro-me que todos admiravamos a capacidade da Guida, porque sabia o papel dela e de todos os outros.
E como “quem sai aos seus não degenera”, cá está educadora da Maria a documentar a prova desta antiga máxima.
Só tenho muita pena de estar “ainda mais longe”, porque sei que perco muito do crescimento e do talento da Maria, das suas histórias das suas cantigas, enfim... Se Deus quizer já faltará pouco para poder estar “bem mais pértinho”.
Tenho muito orgulho em ti Maria!
Amo-te muito e tenho muitas saudades de ti.
Milhões de beijinhos da Madrinha

As nossas (verdadeiras) férias de Verão 2020

Uma vez que estávamos de praias fechadas e limitações nas deslocações pelo país pouco mais pudémos fazer do que ficar em Tanger. Para variar...