19 maio 2014

Exames

Se estivéssemos em Portugal, a Maria teria feito hoje o exame nacional de Lingua Portuguesa. É estranho todas estas diferenças de metodologias de ensino, que variam de escola, de professores e no nosso caso de País. Aqui também notamos essas diferenças e é frequente ser esse o principal tema de conversa. Coisa normal, com crianças amigas, que frequentam escolas diferentes. O Colégio  Americano, o Inglês, o Francês e o Espanhol. Não, confesso que não conheço a realidade Marroquina. Nem a nível do público, nem a nível do privado. Não tenho opinião sobre qual deles é o melhor, mas sei que gosto do dos meus filhos. Gosto das matérias, e gosto principalmente de como são geridas as coisas pelos professores. Digo os professores, que se for falar da organização do colégio, a coisa já é diferente. Mas volto aos professores e à relação que têm com os meninos. Gosto do que aprendem, e como aprendem. E gosto de perceber todos os dias, em cada jantar, que durante o dia, no meio da matéria conseguiram encaixar uma musica nova, uma historia pessoal do professor, e uma peripécia com algum colega. Facilita terem cada um apenas 5 colegas na sala de aula? Facilita sim senhora! Há tempo para tudo! Desde os faraós do Egipto, à vida em ambiente aquático, aos circuitos eléctricos, aos nomes e pronomes, ao present e ao past tense, tudo misturado com os ensaios do "The wizard off Oz", e com as suas musicas nestes ultimos tempos, um filme, e até o concurso do colégio "Chams got Talent"!
Neste aspecto tranquiliza-me a sensação de calma comparativamente a outras mães amigas minhas que estão em Portugal a viver tão intesamente e tão inquietamente estes dias de exames. 
Mas aqui também os há. Periodicamente e antes de cada trimestre fazem exames a cada matéria; Inglês, Matemática, Ciências, História, Geografia, Informática, Francês, Arabe, Cidadania e Ginástica.
E também os temos quase à porta. Hoje por exemplo a Maria já deve trazer o calendário com as respectivas matérias. Hoje a Maria se estivesse em Portugal teria feito exame de Lingua Portuguesa. No dia 21 de Junho, a um sábado de manhã, para não ocupar um dia de escola normal, a Maria fará um exame de Inglês!

2 comentários:

saltapocinhas disse...

adorava conhecer mais a fundo o funcionamento das escolas em diversos países, mas não conheço.
o nosso não é o melhor, mas também não deve ser o pior.
no entanto, há cada vez mais uma importância exagerada que se dá aos exames. não servem para quase nada (dificilmente chumbam um aluno) mas dão imenso trabalho e consomem muitas energias que podiam, e deviam, ser melhor aproveitados.

G_ticopei disse...

Eu penso que os exames nesses moldes só servem para apresentar trabalho... e dar trabalho aos outros, e dar um dia de férias aos meninos dos outros anos, e uma dor de cabeça aos pais que não têm onde os deixar.

As nossas (verdadeiras) férias de Verão 2020

Uma vez que estávamos de praias fechadas e limitações nas deslocações pelo país pouco mais pudémos fazer do que ficar em Tanger. Para variar...