28 março 2014

Casablanca, o Morocco Mall e a Mesquita

No fim de semana passado fomos a Casablanca com amigos, visitar o Morocco Mall, o maior Centro Comercial de África e a Grande Mesquita Hassan II, a segunda maior mesquita do Mundo, a seguir à de Meca. 
Foi uma aventura, pois decidimos ir de comboio! Seis adultos e seis crianças!!!! No sabado de manhã quando fomos comprar os bilhetes já não havia suficientes para irmos todos em primeira classe (o aconselhado aqui), então... não houve outro remédio!!! Segunda classe para todos!!! Mas ao entrar no comboio tivemos uma agradável surpresa!!! Era um vagão novo, e em muito boas condições! A viagem é morosa, e demora "apenas" 5 horas e às tantas os miudos já iam mais que cansados, mas finalmente lá chegámos e a viagem terminou! Ao chegar tivémos uma super recepção. Um cliente e amigo do Ivo foi-nos esperar à estação e pôs-nos dois carros à disposição, e tinha também um arranjo de flores para cada casal!!! Um querido...

A tarde de sábado foi passada no Centro Comercial. Os miudos subiram no elevador, no interior do aquário gigante e depois a diversão foi feita no AdventureLand! O parque de diversões do Morocco Mall. Andaram de carroceis, nos aviões, carrinhos de choque, fizeram escalada!!! Uma diversão par eles claro está! Nós íamo-nos revezando a tomar conta deles, e a dar uma volta e tomar café, mas no final da tarde missão cumprida!!! Saímos de lá sem perder nenhum gaiato!!!! 

No domingo de manhã fomos visitar a Mesquita. Linda, imponente e magnífica foi o que eu achei. Não pensei que nos deixassem entrar na sala de orações, mas afinal sim! Visitámos também a sala de abdulações, onde os muçulmanos se lavam, para se purificarem antes de fazerem as orações, e as salas de Hamman e banho turco. É impressionante a grandeza e o luxo da Mesquita. Não sei se é verdade mas já ouvi histórias em que  houve trabalhadores que pagaram para poder participar na construção da Mesquita.

Depois de almoço lá voltamos nós a Tanger, desta vez em Primeira Classe, pois já tinhamos comprado os bilhetes no sábado quando chegámos!. Dois compartimentos ocupamos nós. Um para os adultos e outro para as crianças! Foi muito giro o fim de semana e os miudos adoraram.

 A viagem de ida no comboio

 A subida no interior do aquário

 Benvindos a Adventureland, onde começa a aventura!! :)

 Os mais pequenos nos helicópteros

 Os maiores no saltitão! :)

 Que fixe!

 O Campeonato!

 Escalada para os mais radicais!

 As meninas de visita à Mesquita!

 A sala de orações, com chão em mármore!!! Linda e enorme! Com uma área de 20 mil metros quadrados e capacidade para 25 mil fiéis!

 O pulpito do Imane! Orientado a Meca, como não podia deixar de ser.

 Nós!!! :)

 Algumas das portas feitas de titânio, anti corrosivas, uma vez que a Mesquita está quase "em cima" do mar!

 A sala do Banho Turco

 O tecto da sala de orações, feito de madeira de cedro, e que se abre!

 A sala das abdulações

 O maior minarete do mundo, com uma altura de 200 metros

 O regresso nas cabinas de primeira classe :)





Sem comentários:

As nossas (verdadeiras) férias de Verão 2020

Uma vez que estávamos de praias fechadas e limitações nas deslocações pelo país pouco mais pudémos fazer do que ficar em Tanger. Para variar...