12 novembro 2011

Fim das férias e das viagens

E está a terminar a semaninha que tivémos de férias. São as coisas de viver num país muçulmano, com hábitos, costumes e datas festivas tão diferentes das nossas. Pois que na semana que passou passou-se a Festa do Carneiro, uma das festas familiares e religiosas mais importantes e que deu direito a uma semana de férias na escola, e no trabalho.
Aproveitámos e fomos matar saudades da família, dos amigos e da casa a Portugal.
A ida, para variar foi uma cegada com o barco... Por causa do mau tempo, não pudémos atravessar para Tarifa, que encerrou o Porto, e tivémos que ir ao Porto de Tanger MED, a cerca de 50 km da cidade, para conseguir atravessar para Algeciras. Chegámos ainda não eram 7 da manhã e comprámos bilhetes na única Companhia que já estava aberta àquela hora, com a informação de que tínhamos travessia às 7 e meia. Pois sim... 7 e meia, 8 e meia, 9 e meia, e finalmente às 10 e meia o bendito barco apareceu. E durante todo este tempo, nós a vermos os outros barcos das outras Companhias a chegar e a partir, e ninguém para nos explicar porque é que o nosso barco não chegava... Quando finalmente chegou soubémos que tinha havido um problema qualquer com o barco das 7 e meia e não saíu de Algeciras!!! Com aquela macacada toda acabámos por sair de Algeciras por volta das quatro da tarde!!! A chegar a Sevilha, tínhamos a Polícia à nossa espera na portagem, pois fomos apanhados no radar a 141km/hora. A coima, 100€, mas como éramos estrangeiros tinhamos que pagar na hora com desconto de 50%... A preço de saldo as multas em Espanha, mas mesmo assim custou comócaneco dar os 50€!!! Bem tentámos dar-lhes a volta argumentando que em Portugal o radar só dispara aos 140km/h e que ainda tínhamos cerca de 600kms por fazer mas nada!!! Com isto tudo hora de chegada a casa dos avós para matar saudades: meia noite!!!
O regresso foi outro filme... Por causa do que já tinha acontecido, à saída de casa liguei para um agente da Companhia (comprámos bilhetes de ida e volta) para confiramr o horário do último barco para Tanger. 19h00 Espanholas, 18h00 portuguesas. Ok, temos tempo para o apanhar o último barco. A viagem correu optimamente, ainda tivémos tempo para almoçar no nosso cantinho em São Tiago, mesmo antes de chegar a Campo Maior. Quando estávamos a chegar a Algeciras ligo novamente para confirmar mais uma vez que os miudos não pagavam bilhete (não fosse a promoção ser válida só em Marrocos) e o horário do último barco. E... sim senhor, as crianças não pagam mas o barco das 19h00 foi...CANCELADO!!!! O barco das 19h00 tinha sido cancelado!!! Só tínhamos barco no dia seguinte... Bem, a solução foi comprar outros bilhetes noutra Companhia que saía às 20h00, e pedir a devolução do dinheiro dos outros bilhetes... Conclusão; nesta Companhia nunca mais!!! Mas o que interessa é que estas cegadas valem a pena pelos bocadinhos que depois passamos com a família e os amigos, e que os dias em casa sabem sempre a pouco...

As nossas (verdadeiras) férias de Verão 2020

Uma vez que estávamos de praias fechadas e limitações nas deslocações pelo país pouco mais pudémos fazer do que ficar em Tanger. Para variar...