09 janeiro 2020

A Viagem para Portugal

Desta vez foi um pouco complicado voltar a Portugal. 
Tinhamos pensado viajar na sexta feira à tarde, dia 20 de Dezembro, mas um temporal desgraçado fechou tanto o Porto de Tanger Ville como o Porto de Tanger Med que fica a cerca de 40 km de Tanger, a partir de quarta feira, dia 18 de Dezembro.
Durante estes dias andavamos sempre a ver se conseguiamos mais informações sobre o tempo, e qual era a previsão da reabertura dos Portos.
Do de Tanger Ville, diziam-nos que provavelmente só reabriria no domingo, dia 22 Dezembro mas não era certo. De Tanger Med no domingo era seguro que reabria.

Entretanto o nosso amigo Isaías insistia que no sabado ja reabria Tanger Med e que tinhamos que tentar cruzar o Estreito no sabado. Eu não estava muito convencida nem com vontade nenhuma de viajar através de Tanger Med...

Na sexta feira o Ivo lembrou-se de ligar ao João, outro amigo nosso que trabalha precisamente em Tanger MED, para perguntar se ele tinha alguma informação e quando é que ele estava a planear viajar. Ele entretanto ja tinha ido para Portugal na quarta feira, assim que ouviu dizer que iam a fechar os Portos. Fartamo-nos de rir porque ele a contar: 
- Eu estava numa reunião quando recebi a mensagem que o Porto ia fechar. Interrompi a reunião, disse que era uma emergência e liguei à Rita para preparar tudo para irmos para Portugal, que eu ja ia a caminho de casa para a ir buscar a ela e à Joana! E pirei-me na quarta!! 

Depois disse ao Ivo que ia tentar obter confirmação de quando abriria o Porto e ja nos dizia...
Enquanto isto o Ivo e o Isaías decidiam que mesmo sem a confirmação do João, no sabado de manhã íamos todos para Tanger Med e tentar apanhar o primeiro barco que houvesse. Passado um pouco o João liga a confirmar que em Tanger Med iam voltar a operar no sabado a partir das 13h30.

E no sabado de manhã la fomos todos para Tanger Med às 9 da manhã! Entretanto houve um episodio de mais um despiste do meu marido! Mas que poderia ter acontecido a qualquer um ehehehe
O Isaías ia à nossa frente e numa rotunda quase que o perdiamos mas la voltamos a ver o carro e la seguimos atras dele. Atras de nós vinha outro portugues, o Célio, que também viajava para Portugal. Nisto o carro do Isaías começa a abrandar e para à nossa frente. Eu pensei que talvez viesse ainda mais algum português e que íamos esperar. O Ivo sai do carro para ir perguntar ao Isaías e... não era o Isaías! Era um carro igual!!! ehehehehe 

Gargalhada do Ivo e gargalhada do senhor que estava no carro e percebeu o que se tinha passado! Nisto passa o Célio e começa-se a rir também porque percebeu! La seguimos depois caminho e um pouco mais à frente la reencontramos o Isaías!

Depois no Porto, foi a seca da espera... Chegamos la por volta das 10 da manhã e devíamos esperar que chegasse o barco de Algeciras, o que só aconteceu por volta das 14h00.
Para mim foi um acontecimento porque quando o barco entrou na barra do Porto comecei a ouvir comentar que estava tanto vento que o barco tinha sido trazido por dois barcos rebocadores, coisa que eu nunca tinha visto! Fomos todos ver as manobras de atracagem do barco e é mesmo impressionante e mete muito respeito!!

Entre o descarga e carga, sentamo-nos no barco eram 18h00 e o barco arrancou às 19h00. Eu estava com um certo receio da viagem pois davam ondas de 3 e 4 metros e ventos de 60 km/hora, mas o barco era tão grande que não se sentia nada. Enquanto esperavamos que o barco arrancasse ainda tivémos tempo para jantar no restaurante do barco pois ja tinhamos alguma fome e ja tinhamos comido o que tinhamos levado durante a espera...

No final a viagem correu lindamente, o barco não se mexeu nada, de tal forma que o João que enjoa imenso como eu, até me disse:
- Se os cruzeiros são assim eu ja não me importo de fazer um cruzeiro!

Chegamos a Algeciras às 20h35 e a casa às 4h10. Foi um pouco cansativo e um pouco antes de Coimbra peguei eu no carro que o Ivo estava completamente estourado e eu ja tinha dormido e descansado um pouco! 
E foi a nossa saga para chegar mas o importante à que chegamos e no domingo de manhã ja acordamos em casa!

Sem comentários:

As nossas (verdadeiras) férias de Verão 2020

Uma vez que estávamos de praias fechadas e limitações nas deslocações pelo país pouco mais pudémos fazer do que ficar em Tanger. Para variar...