29 dezembro 2009

No final do ano

E inspirada pela "Chuva" que ouço neste momento decidi-me a finalmente actualizar o nosso blog. Diz a musica que " as coisas vulgares que há na vida não deixam saudade, só as lembranças que doem ou fazem sorrir". Concordo a 100% mas... recuso-me a deixar que as lembranças que doem se sobreponham às que me fizeram sorrir, ou me fizeram sentir a felicidade, seja ela de que forma foi sentida. Este ultimo ano, infelizmente parece que teimava em encher o prato da balança das coisas más, e eu teimava em carregar cada vez mais o outro lado. O prato dos acontecimentos que me faziam feliz. E por isso tudo fiz para ter ao meu lado e procurar aqueles que me são queridos. Aqueles que me entendem, que não me condenam, que me aceitam como sou, com as minhas (poucas) qualidades e com os meus (muito) defeitos. E quero continuar a ser assim! Porque isolar-me, porque esconder-me na concha não faz com que os meus problemas se resolvam. Não faz que apareçam formas milagrosas de eu conseguir juntar mais algum dinheiro no fim do mês... E eu preciso de estar com gente, de conversar, de parar o tempo por algumas horas, sem pensar nos muitos problemas e nas muitas responsabilidades. Penso que é isto que levamos desta vida, e quero daqui a uns anos, olhar para trás e pensar que a minha vida valeu a pena, que me foram colocados tantos obstáculos, mas que os consegui ultrapassar, e sobretudo ter com "prémio de consolação" tantos momentos bons vividos com os amigos, com os filhos e com toda a família.
E depois, nos meus momentos, aqueles em que estou sozinha, aí sim, esses são dedicados à procura da resolução dos problemas, da relação com a frustração, com o desânimo, com o cansaço de uma luta tão grande que é esta vida. A vida de toda a gente. E choro, e choro, e choro... a maior parte das vezes no banho, onde lavo o corpo e a alma. E depois de descarregar tudo, de deixar sair a raiva das injustiças, da tristeza do que já se perdeu limpo a cara, e olho em frente. Ganho ânimo e continuo a caminhar e lutar e a viver com tudo a que tenho direito!
Não sei, nem tenho a pretensão de que assim é que está bem, de que esta é a maneira ideal de enfrentar a vida, mas comigo tem resultado. Foi assim que enfrentei todas as barreiras que se levantaram ao longo da minha vida e só assim consigo ter coragem para enfrentar o que ainda está para vir.
Hoje que a temperatura subiu, subiu também o rio e a cheia chegou à nossa aldeia. Uma das pontes já está intransitável, e não fora a outra, estavamos quase isolados. Assim eu penso na vida. Não quero ficar encurralada mas sim encontrar sempre uma saída, nem que seja a nado.

Por isso, deixo estas palavras. Para quando precisar de me levantar de novo vir aqui lê-las e ganhar de novo coragem. Porque sei que o próximo ano vai ser melhor, tem que ser melhor e que tudo vai correr bem. Para nós e para todos, porque nós merecemos!

Para toda a (pouca) gente que nos visita, eu desejo em dobro aquilo que quero para nós. Sobretudo muita saude, força e clareza de espirito e pensamento.
FELIZ 2010!!!

2 comentários:

SOL A VISTA disse...

Porque dos fracos não reza a história amiga...é assim mesmo quem disser o contrário venha que estamos cá para a guerra.
ADORO-te que 2010 traga soluções e resoluções.

Anónimo disse...

O importante é ter coragem para andar em frente. E 2010 vai ser de certeza um ano melhor (tem que ser :)).

Feliz ano para os 4.

Carla

As nossas (verdadeiras) férias de Verão 2020

Uma vez que estávamos de praias fechadas e limitações nas deslocações pelo país pouco mais pudémos fazer do que ficar em Tanger. Para variar...