05 dezembro 2016

A época de Natal

Cá em casa a época natalícia começou ontem.
Ontem foi dia de enfeitar a árvore e montar o presépio.
Este ano compramos uma arvore maior. A que tinhamos era muito pequenina e já estava um pouco desgraçada e com a base partida. Na nossa ultima ida a Ceuta, no mes passado, a Maria pediu para comprarmos lá um novo pinheiro de Natal mas quando vi os preços desistimos logo da ideia... Um pinheiro de Natal por 55 euros? 75 euros? E não era nada de especial! Nem pensar, disse-lhe logo...
Voltando a Tanger, numa ida ao novo Carrefour que abriu no Verão, vejo lá montes de pinheiros de Natal para todos os preços e tamanhos! E todos bem mais baratos! Acabámos por comprar um de 1,80 mt por cerca de 20 euros, o que é um valor aceitável uma vez que é apenas para termos um pouco de Natal em casa, por terras muçulmanas, no periodo que antecede o Natal que é sempre passado em Portugal.

E pronto, a Maria ligou o pc à televisão, escolhendo como imagem uma lareira a queimar lenha e com musicas de Natal que tinha encontrado no youtube :)


-"Já que aqui não temos lareira é para ficar com um ambiente parecido ao de casa!", disse ela!

Contámos também com a ajuda da Rayan, uma amiga da Maria, que é nossa vizinha que veio para participar, uma vez que em casa dela não têm Pinheiro de Natal pois são muçulmanos! Foi muito divertido!
E pronto, foi este o resultado!


Este presépio que está colocado ao lado do pinheiro, foi feito pelos meninos em 2011, no ano que chegámos a Marrocos, pois não tinhamos nenhum, e também não havia onde comprar. Então fui à net, imprimi estas figuras, os meninos coloriram e fizémos as figuras com rolos de papel higiénico :) 
Por ter sido obra deles guardo-o bem guardadinho cada ano para o voltar a colocar no ano seguinte.

Temos também o presépio feito e oferecido pelo nosso amigo Luis, mais um portugues que também vive em Tanger e é um artista!!!


E assim vivemos o advento por terras marroquinas!

Sem comentários:

As nossas (verdadeiras) férias de Verão 2020

Uma vez que estávamos de praias fechadas e limitações nas deslocações pelo país pouco mais pudémos fazer do que ficar em Tanger. Para variar...