09 abril 2019

Papa Francisco em Marrocos

No passado fim de semana de 30 e 31 de Março, o Papa Francisco veio em Visita Oficial a Marrocos, convidado pelo Rei Mohamed VI. Foi um fim de semana cheio de actividades para o Papa, pois reuniu-se com o Rei e a Familia Real, visitou o Mausoléo dos Reis anteriores, o Rei Mohamed V e o Rei Hassan II, Visitou o novo Centro de Formação de Imanes, inaugurado pelo Rei há pouco tempo, onde assistiu a um concerto pela Orquestra Filarmónica de Rabat, e onde houve uma actuação fantástica de 3 cantores que juntaram na mesma canção as 3 religiões com "Allahu Akbar" (do árabe, Deus é Grande), "Adonaï" (do hebreu, Senhor) e "Avé Maria".
No dia seguinte à sua chegada, recebeu todos os religiosos e religiosas presentes em Marrocos, visitou uma obra social em Temara e por fim, presidiu a uma missa para mais de 10 000 fiéis no complexo desportivo Moulay Abdelah, em Rabat.
A esta celebração não quisémos faltar e rumámos todos a Rabat no domingo.
Não podíamos perder esta oportunidade de ver o Papa Francisco, muito menos ao acontecimento de isto ocorrer num país muçulmano!

A nossa amiga Maria Luisa foi e veio conosco e foi uma viagem super agradável e divertida, pois ela nunca fica sem assunto e fala com umas expressões tão divertidas que quase nem demos pelo tempo de viagem passar.
Chegados a Rabat encontrámo-nos com outras amigas que nos esperavam e que com a minha vizinha Geli que já tinha entrado e já nos tinha reservado lugares.
  
Esperamos algumas horas pela chegada do Papa e pelo início da Missa, mas muito divertidos e com a sorte de ouvir o maravilhosos Coro que estava para a celebração, com mais de 500 participantes.
Bem, a Maria não esteve muito divertida pois como estavamos todos com pouca bateria não havia internet...
Durante esta espera tivémos também a oprtunidade de ver a chegada dos ilustres convidados que vinham assistir à missa, nomeadamente 5 Ministros do Governo Marroquino, representantes da Arabia Saudita, da Igreja Ortodoxa e muitos Embaixadores e suas familias, que vivem actualmente em Marrocos

Quando o Papa chegou foi uma emoção tão grande que reinou o silêncio e só se ouvia o coro cantar. A missa foi lindíssima e estava tudo super bem organizado. Para mim foi maravilhoso e uma sensação fantástica de ver amigos queridos a participar na missa junto do Papa, como o Cristobal que fez a leitura, o nosso Bispo de Tanger, Don Santiago sentado no altar, o Frei Antonio que segurava o microfone enquanto o Bispo de Rabat fazia os agradecimentos finais a Sua Santidade, a nossa Filipina que foi ler a oração dos fiéis em inglês... Foi sem duvida uma experiência para nunca mais esquecer.

No fim da missa, apesar de estarem mais de 10 000 pessoas no recinto, tudo correu muito bem com a saida de tanta gente sem problemas, engarrafamentos ou atropelos.

Foi sem dúvida um dia para não mais esquecer.

O desfile no sabado, a caminho da Esplanada Hassan II

A fotografia com a Familia Real

Chegados a Rabat vemos as Bandeiras de Marrocos e do Vaticano juntas!


O grupo já dentro do Complexo Desportivo Moulay Abdelah





A tribuna dos representantes do Governo, Embaixadores e Convidados

A entrada do Papa Francisco

A minha amiga Anne-Sophia e o seu filho Hector





O Cristobal a ler a Primeira Leitura



Sem comentários:

As nossas (verdadeiras) férias de Verão 2020

Uma vez que estávamos de praias fechadas e limitações nas deslocações pelo país pouco mais pudémos fazer do que ficar em Tanger. Para variar...