25 junho 2008

Dejá vu...

Sábado depois do almoço. Uma cadeira na entrada da cozinha da avó, e ela em cima, a fazer o seu espectáculo. "Senhoras e senhores, meninos e meninas, e claro, crianças! Com todos vós, a artista Ana Filipa (nome saido direitinho da cabeça dela) tem o prazer de apresentar o melhor espectáculo do mundo!"

E começa a cantilena... Sabe um montão delas de cor, e a cada uma associa uma coreografia. Meio moderna, meio clássica (influências das aulas de ballet? É para isto que o nosso dinheiro há-de servir?) ela lá vai conciliando as duas coisa, a canção e a dança do princípio ao fim. E nós... Os espectadores ali ficamos. Deliciados, babados, contentes e pró final entediados que a artista nunca mais se cala, e nós gostávamos mesmo era de ir para a praia. No final é este mesmo argumento o vencedor para que ela por fim termine a sua actuação, não sem antes ficar a promessa de que brevemente novos espectáculos virão, bem como o anuncio dos locais onde esses espectácuos irão decorrer. Nada é deixado ao acaso, e todas as informações são importantes...

E sentada naquele murinho, olho para ela e vejo-me ali, revejo-me nela, quando também tinha 4 anos. As cantigas, as anedotas, os fados, e as histórias que eu contava, também em cima de uma cadeira, tendo como microfone uma tampa de uma garrafa de cristal . Tal como ela também lá tinha a minha assistência. O meu pai, a minha mãe, a minha irmã, e nos dias de festa, tipo Natal, Páscoa, aniversários e afins, tinha também os avós, os tios e os primos que achavam muita piada à pequenita. E eu era feliz, ali com o meu público. Tal como a vejo a ela, ali com a sua audiência. É por me lembrar, por sentir esta alegria que paro tudo e fico ali, a olhar para ela, a admirar, e a bater palmas.

4 comentários:

Ana disse...

E como tu tb ela um dia vai recordar estes momentos com um sorriso nos lábios :)

Bjs

Unknown disse...

Estaremos todos a ficar velhos com tanta melancolia e saudade do que se passou há dois dias?

Anónimo disse...

São momentos deliciosos, esses com que nos encantam as crianças... dignos de memória futura!
Como diz a Ana Cristina, provavelmente, ela também irá recordar estes momentos com o mesmo sentimento...

Um beijinho
(As melhoras do teu menino!!)

méri disse...

:)
Como não encontro nenhum endereço venho agradecer aqui as palavras simpáticas
x

As nossas (verdadeiras) férias de Verão 2020

Uma vez que estávamos de praias fechadas e limitações nas deslocações pelo país pouco mais pudémos fazer do que ficar em Tanger. Para variar...