No final do ano escolar passado, na avaliação da Maria, a educadora era de opinião de que, apesar de só fazer os seis anos em Janeiro, a Maria este ano já poderia ir para a escola primária. A nivel de conhecimento estava preparada faltava pois só melhorar a parte emocional.
Durante o ano, a Maria tinha dias que ia muito bem para a escola, outros que ficava a chorar, enfim... Com o aproximar das inscrições fui falando com várias pessoas sobre o assunto. Umas eram de opinião que deveria entrar no primeiro ano já, outras e porque tinham tido más experiências com os próprios filhos aconselharam-me a esperar mais um ano... A verdade é que andei ali uma temporada como o tolo no meio da ponte, isto é, sem saber bem se deveria inscrevê-la ou não, até que falei com a educadora e ela me disse que pensava que era melhor aguardar mais um ano, pois achava a Maria ainda muito menina e algo instável e insegura a nível emocional para entrar já este ano na escola primária.
Foi o que acabei por fazer por duas razões. A primeira foi porque a escola onde queria inscrevê-la tem um numero limitado de vagas e ,quase de certeza não conseguiria que ela entrasse devido ao facto de ela ainda não ter os seis anos feitos e, a segunda é que a acompanhar a inscrição dela deveria ir um relatório da educadora. Educadora essa, que era de opinião de que ela deveria entrar só para o ano.
O Ivo entretanto é acha que foi uma má decisão, que ela sabe demais para ficar mais um ano na pré, e que isso pode desmotivá-la.
Eu, apesar de achar que ela ainda é pequenina e que ainda tem muitos anos pela frente para estudar, no fundo também tenho esse medo e acho que ele é capaz de ter razão. E fico com pena de vê-la despedir-se mais um ano dos amiguinhos que já não voltam à pré para o ano.
1 comentário:
Eu acho que fizeste bem.
Enviar um comentário