23 outubro 2008

A Piscina

Ambos a frequentam desde os 8 meses de idade.

A Maria nunca foi muito destemida no que toca a água. Sempre perto de mim, à vontade mas sempre com um certo receio. Fazia tudo o que o professor pedia, excepto uma coisa... Mergulhos! Tudo o que envolvesse enfiar a cara debaixo de água não era com ela, e por isso quase nunca fazia correctamente esses exercícios. A partir do ano passado, começou a ir sozinha para a água. Apesar de não fazer os 4 anos antes de Dezembro, o professor achou bem aceitá-la naquela turma, uma vez que ela frequentava desde bebé. E correu bem! Passou a sentir-se mais crescida, e a ter mais confiança nela. No final do ano passado, por causa de um maldito "molusco contagioso" não pode frequentar as aulas até ao fim, e por causa disso chorava baba e ranho porque não podia ir para a água. Por causa disto deixei de levar também o João, pois como tinha que a levar comigo, quando o irmão tinha aulas, achei que era muito cruel, eu e o irmão dentro de água, e ela sentada numa cadeira, com as lágrimas a escorrerem pela carinha abaixo. Aconteceu uma vez só e não fomos mais.
Este ano um mês antes do início das aulas, andava sempre a perguntar quando começavam as aulas de natação, e no primeiro dia foi uma excitação enorme.

O João, nunca teve muito entusiasmo pela água. Começou a ir comigo, fazia tudo, mas também recusando sempre os mergulhos. No ano passado, em consequência de uma data de viroses seguidas, esteve quase 3 meses sem frequentar as aulas (de Outubro a finais de Dezembro). Quando regressou, simplesmente se recusava a sair do meu colo.Não fazia nada do que o professor mandava, colocar as braçadeiras era complicadíssimo, e deixá-lo sozinho era impensável. Agarrava-se aos meus braços com tamanha força que eu chegava a ficar com marcas. Nunca chorou nem se recusava a entrar na piscina, apenas eu não podia largá-lo um segundo.

Este ano, devido à proximidade de horário das aulas deles, a Maria faz a aula dela e o professor autoriza a que ela fique na água mais uma aula, que é a aula do irmão. Enquanto eu faço a aula com o irmão, ela anda lá entretida, com as braçadeiras a brincar, e ontem foi espectacular. Não sei se por estarem juntos, e quererem fazer melhor, se por outra razão qualquer, terminaram as aulas com uma série de mergulhos como eu nunca vi. Não sei se no próximo dia o farão da mesma maneira mas o que eu sei é que ontem, passaram os ultimos dez minutos a mergulhar. A enfiar a cabeça debaixo de água, um e outro. Sem medos, sem receios, e divertidíssimos, alegres felizes e a rir muito. Fiquei tão contente de os ver assim. Para mim foi uma grande conquista a deles. A de já conseguirem mergulhar, e por isso saí de lá muito feliz, e cheia de orgulho dos meus meninos!

Sem comentários:

As nossas (verdadeiras) férias de Verão 2020

Uma vez que estávamos de praias fechadas e limitações nas deslocações pelo país pouco mais pudémos fazer do que ficar em Tanger. Para variar...