27 novembro 2019

Tanger e as varias religiões

Na semana passada participei em mais uma actividade da Tanger Acueill. O Tema era Tanger através das 3 religiões. A visita começou na Catedral Espanhola e a partir de ai fomos sempre descendo até à Grande Mesquita ja perto do Porto.

Entretanto visitamos alguns locais historicos de Tanger, como o Grand Café de Paris e o Hotel Minza tornando assim a visita meio turistica também. Não achei muita piada pois para mim que ja conhecia todos os lugares e toda a história envolvente foi um pouco seca, mas reconheço que para as novas expatriadas recém chegadas a Tanger foi interessante.

O que mais gostei foi a visita de uma Sinagoga bem no meio da Medina, por ruelas donde eu nunca tinha passado nem sabia sequer da sua existência. E foi interessante... Uma coisa que me chamou bastante a atenção foram os lugares marcados nos bancos e identificados com os respectivos nomes. Após perguntar, o Guarda da Sinagoga explicou-me que eram nomes de Beneméritos da Sinagoga. A maios parte deles ja falecidos e alguns ainda com descendentes vivos. Gostei pois nunca tinha entrado numa Sinagoga. 

Na Mesquita também não pudémos entrar pois a unica Mesquita que se pode visitar em Marrocos é a Grande Mesquita de Casablanca, que ja visitamos ha cerca de 6 anos.



A Tora, envolta em tecidos de veludo bordados





Os lugares marcados em todos os bancos



Sem comentários:

As nossas (verdadeiras) férias de Verão 2020

Uma vez que estávamos de praias fechadas e limitações nas deslocações pelo país pouco mais pudémos fazer do que ficar em Tanger. Para variar...