18 julho 2019

A despedida do nosso Bispo Santiago

O nosso bispo Santiago já tinha pedido ao Papa a renuncia do cargo há cerca de 2 anos e sabiamos que a qualquer momento esta poderia ser aceite e o Santiago voltaria para Espanha. Durante estes dois anos tivémos a felicidade de poder tê-lo conosco, pois é sem duvida uma pessoa extraordinária que tive o grande privilégio de conhecer e conviver durante estes 8 anos desde que cheguei a Tanger.
Mas o pedido foi finalmente aceite e no dia 16 de Junho foi o dia da celebração do regresso a Espanha do Santiago. Foi assim que ele descreveu a linda cerimónia que juntou na Catedral Espanhola os paroquianos desta linda igreja, bem como os paroquianos francófonos que normalmente frequentam a Igreja francesa. Estavam também presentes muitos amigos de nacionalidade marroquina que não quiseram deixar de homenageá-lo. Até as freiras Carmelitas que nunca saem do Convento lá estavam!!! 
A Catedral estava completamente cheia. Foi a primeira vez em 8 anos que fiquei todo o tempo em pé pois quando chegámos já estava tudo cheio.
A homilia feita pelo Bispo de Rabat, D. Cristobal que, até vir um novo Bispo foi nomeado Administrador da Diocese de Tanger foi muito emocionante e o discurso feito pelo D. Santiago a seguir foi ainda mais emocionante.
O momento do ofertório, com o desfile dos imigrantes africanos, as homenagens, as ofertas das varias ordens religiosas, a canção em árabe que um membro de um Coro de Tanger veio cantar... não havia como não recorrer aos lenços de papel para limpar as lagrimas que iam correndo no rosto de todos os presentes.
Deixa muitas saudades e as missas não voltaram a ser as mesmas sem as suas homilias, apesar dos esforços do Padre Jaime, o nosso pároco.
Sem duvida que nunca iremos esquecer o Nosso Bispo D. Santiago Agrelo.









Sem comentários:

As nossas (verdadeiras) férias de Verão 2020

Uma vez que estávamos de praias fechadas e limitações nas deslocações pelo país pouco mais pudémos fazer do que ficar em Tanger. Para variar...