28 novembro 2016

Comprimidos e lenços de papel

Eu bem dizia que tinha chegado o frio.
No sabado o João começou a queixar-se que não se sentia muito bem. Esteve um dia horrivel e nem saímos de casa. Então dei-lhe um Ben-U-Ron depois do almoço e passou o resto do dia melhor. À noite perguntei-lhe como se sentia e disse-me que estava bem. Pensei que fosse apenas cansaço e já não lhe dei mais medicação. Mas no domingo... 38.8º logo de manhã! Resultado, está de molho desde ontem... Está super congestionado do nariz e não há lenços de papel que lhe valham. De tal forma que já os substituí por um rolo de cozinha!!! 
Ontem esteve quase todo o dia com medicação de 4 em 4 horas, alternando Ben-U-Ron com Brufen. Durante a noite aguentou 8 horas mas às 6h30 da manhã já estava outra vez com 38.4º. Vamos ver se fica fino hoje pois amanhã terá a tal visita de estudo que ficou adiada na semana passada... Isto se não a adiarem outra vez porque tem estado um tempinho miserável e hoje chove outra vez.
Para mim o mais importante é que ele fique bom logo!
Se calhar também são saudades do pai que passou a semana toda fora :)


22 novembro 2016

Casamento Divórcio

Gostei tanto deste texto e identifiquei tantas coisas nele que também o vou partilhar.


Temos frio!!

E o frio chegou a Tanger! Não podemos falar de muito frio pois em casa ainda não foi necessário ligar nenhum tipo de aquecimento, mas os pijamas quentinhos já sabem muito bem e um casaquinho polar também... Para esta semana está prevista muita chuva e ontem houve até algumas pequenas inundações na cidade.
O João tinha prevista para hoje uma visita de estudo, mas ficou adiada. Para ele não foi grande problema pois é uma visita a uma lagoa aqui perto, em Moulay Bousselham que é uma reserva natural onde se podem observar muitas espécies de aves. Uma vez que é visita à lagoa, significa passeio de barco, e isso é coisa que ele dispensa :) A ver para quando é marcada novamente.
Ele já conhece pois já a visitámos e tirámos fotos fantásticas, mas a viagem com os colegas tem outra graça!
Para já o frio mantém-se. A ver se o João se habitua ao frio já que hoje quando o levava ao colégio me dizia: "Ainda não me habituei ao frio, ainda tenho pele de galinha".

Algumas fotos da nossa visita a Moulay Bousselham.





15 novembro 2016

Amigos, familia e amizade

Tanger é cada vez mais uma cidade cativante, não só pela cidade em si mas por todas as experiencias e vivencias que passamos aqui todos os dias. E depois tem os amigos que são a tua familia pois é com eles que contas cada dia e vice versa. E as relações tornam-se bastante fortes e é tudo vivido com uma intensidade e sentimento diferente. Este fim de semana foi mais um exemplo disso, em que mais uma vez sentes que a amizade é preocuparmo-nos com os outros, é estar presente quando é necessario e é partilhar tardes, noites em que o tempo voa sem que te des conta, com vistas maravilhosas como esta.


Obrigada amigos!!

10 novembro 2016

Exercicio fisico?

Esta semana ficamos sem elevador no prédio quase 2 dias. Na verdade, na tarde do segundo dia, já estava tudo a funcionar. Era então obrigatorio subir os sete andares que nos levam a casa, pelas escadas. Acho que podia faze-lo mais vezes, que não me iria fazer nada mal, mas tenho umas dores nas pernas...
UFA!!! 

Trump presidente???



"Ou muito me engano ou muita gente que para isto contribuiu, um dia vai desejar que este dia nunca tivesse existido. 
Ai América, a Terra das Oportunidades, que grande Oportunidade acabaste de perder..."
Isto foi o que escrevi na minha pagina de facebook assim que soube o resultado das eleições americanas.

Ao jantar falamos do assunto à mesa com os miudos, e do que eles ouviram na comunicação social e apreciaram em alguns videos que iam vendo na internet, a Maria foi a que mais se pronunciou sobre o resultado. Que não gostou da escolha e que acha que esse homem não é a pessoa indicada para o cargo, ainda mais se compararmos com o seu antecessor, Barak Obama.

O João disse:
-Afinal que já previu isto tudo foram os Simpson... 

Resta-nos esperar e ver o que vai acontecer daqui para a frente e que rumo vai levar o Mundo em que vivemos.

Nos Estados Unidos é para já um inicio violento, marcado por manifestações de descontentamento...


07 novembro 2016

Fim de Semana

Calminho, com ameaça de chuva para os dois dias!
Realidade; um sol magnifico e um céu azul durante o dia e choveu imenso durante a noite de sábado para domingo. A temperatura também baixou um pouco relativamente aos dias anteriores.
Ficámo-nos por casa com uma menina mais. Uma amiga da Maria que veio dormir na sexta feira e acabou por acompanhá-la à aula de Dança Contemporanea sábado de manhã e ficou até à noite. Quando o pai a veio buscar convidaram a Maria e foram jantar ao McDonalds. 
O João tinha ido jogar futebol com o pai e com os amigos do pai e, ficou conosco. Como a irmã tinha ido ao McDonalds, encomendei pizza que é o que mais lhe agrada!
No domingo foi dia de missa pela manhã e de tarde foi estudo, descanso e filmes. Deu para tudo! 
Eu acabei por sair ao fim da tarde para ir buscar uma encomenda que uma amiga me trouxe de Ceuta e aproveitei para conhecer a nova casa para onde se vai mudar brevemente.
E mais uma semana de testes e exames começa, antes das férias escolares que vão ter para a próxima semana.

04 novembro 2016

Se é Aniversário tem que haver bolo!

Mais uma vez cumpriu-se aquilo que já começa a ser uma tradição.

No dia 2 de Novembro seria o aniversário do meu pai. Como nos anos anteriores o meu filho decreta:
- Se é o aniversário do avô Zé, tens que fazer um bolo.

E assim foi! E depois de jantar, cantou-se os Parabéns a Você e partiu-se o bolo! 
Parabéns papá!!

Rainbow Warrior

O Rainbow Warrior, um dos barcos da Greenpeace esteve atracado em Tanger. A sua vinda a Marrocos tem a ver com a realização da COP 22, a Conferência Mundial do Clima, a realizar de 7 a 18 de novembro, em Marraquexe, e que se prevê que terá a participação de entre 25 a 30 mil pessoas, conforme anunciou a ministra do Ambiente, Hakima El Haite.
Nos dias que esteve em Tanger foi possível visitar o barco e é claro que não perdemos essa oportunidade. Os miudos não estavam muito entusiasmados porque não sabiam bem o que era a Greenpeace, nem o que faziam. Então já que gostam tanto de andar a navegar na net, demos-lhes como tarefa que tinham que pesquisar sobre a Organização e tentar descobrir sozinhos a que se dedicava afinal a Greenpeace. 

Depois de nos apresentarem o que tinham descoberto e qual era a ideia com que tinham ficado da Greenpeace mostrei-lhes alguns videos de intervenções que tinham tido contra varios barcos, nomeadamente baleeiros, o que os deixou um pouco impressionados.

A visita ao barco foi muito gira mas soube a pouco. As visitas podiam fazer-se no sábado e no domingo à tarde. Como no sábado tiveram uma festa de aniversário onde aproveitaram para celebrar o Halloween só visitamos o Rainbow Warrior no domingo à tarde. Uma vez que era o ultimo dia e havia muita gente para visitar pareceu-me que foi uma visita assim a despachar o senhor que é de longe mas pronto. 
Para as crianças estavam previstas várias actividades. Pinturas faciais, que aos meus não seduziu muito, que isso é para os pequenitos; Ateliers musicais, que não vi onde porque não ouvi musica nenhuma e Atelier de Cozinha solar, que também não foi possível pois à hora que fizemos a visita, já não dava o sol no local escolhido para o atelier. De maneira que ouvimos a explicação sobre a história e concepção do barco, depois passamos à sala de comando onde nos foi explicado como funcionava o barco e para que servia cada um dos aparelhos presentes na sala, e demos uma volta no convés.
Mas apesar de tudo valeu a pena aproveitar, pois não sei se voltaremos a ter uma oprtunidade como esta.


Cozinha Solar à sombra :)






O Verão por cá!

Por cá o Verão continua! No entanto as noites já se notam mais frias e ontem lá me decidi a por os edredons nas camas. Não é que tivessemos sentido frio durante a noite, mas a verdade é que já sabe bem o fofinho dos edredons, como dizia hoje de manhã o pai :)

Para o fim de semana parece que vem chuva. Hoje amanheceu muito nublado e cinzento, parecendo que ia chover, mas a temperatura é alta. Ainda vesti uma gabardina fininha em cima da blusa, mas senti um calor imenso quando fui buscar o João ao colégio.

Parece que vai demorar a largar as mangas curtas e os calções :)

As nossas (verdadeiras) férias de Verão 2020

Uma vez que estávamos de praias fechadas e limitações nas deslocações pelo país pouco mais pudémos fazer do que ficar em Tanger. Para variar...