30 abril 2012

A trégua...

A tarde de sábado, foi afinal muito boa... O chuva deu-nos uma trégua e pudémos passar toda a tarde no laréu! Havia uma prenda de casamento para comprar e isso serviu de desculpa para entrar em tudo o que era sítio e descobrir lojas e mais lojas, galerias imensas que passam completamente despercebidas, a quem passa na rua e vê uma porta que não parece mais que uma lojita de bairro. Mas entrando por ali dentro, são labirintos de lojas, que às tantas já não sabemos como sair dali, e voltar ao ponto de partida. E há para todas as necessidades... As de roupa de criança, as de lingerie e roupa de casa, as de roupa de homem, de senhora, artigos para a casa, electrodomésticos, brinquedos... não falta nada... Haja paciência para as descobrir, dinheiro no bolso para gastar, e coragem para regatear!

28 abril 2012

Também cá chegou...

A chuva... e trouxe um céu carregado, e frio, e vento. Não gosto, ainda para mais ao fim de semana. Mas faz falta e também é precisa. Vou tentar finjir que gosto muito e que não há problema nenhum... Mas parece-me que a tarde de compras combinada com a Mari não vai ser a mesma coisa... Ai não vai não...

27 abril 2012

Para mais tarde recordar

Cada vez amo mais os meus meninos, e abre-se agora uma (hipotética) possibilidade de ter que deixar de estar tanto tempo com eles, como tem vindo a acontecer nestes ultimos meses. E isso deixa-me assim... não sei bem como explicar, mas bem, não é definitivamente a palavra certa. 

E estão tão diferentes de quando chegámos... Mais abertos, mais conversadores, enfim, mais descarados mesmo. E crescidos....
O João, já vai no 28/29 de calçado, está alto e magro. Sempre magros, na minha opinião. Ontem parecia uma grafonola a falar e cada vez que abria a boca parecia um comediante num palco de Stand up comedy, tal era a inspiração... Passámos o fim do dia e a noite a rir à gargalhada com ele...
A Maria já vai no 31/32, e tal como o irmão também está alta e magra. Esta noite foi teve mais uma vez a visita da fada dos dentes, porque já lá vai mais um, que acabou por cair empurrado pelo seu substituto que estava à vista há já algum tempo...

Adoro vê-los crescer e acompanhá-los, estar com eles depois da escola, levá-los às actividades, a cumplicidade com a Maria, o mimo e o carinho do João... Enfim... o normal para qualquer mãe...

26 abril 2012

A magia das bolas de sabão

Hoje foi assim o nosso fim do dia. Um espectáculo inserido no programa cultural de Abril organizado pelo Colégio Espanhol. Eles adoraram. Até eu... :)


24 abril 2012

O regresso à escola e o Titanic

Ontem a Maria voltou à escola depois de 2 semanas (e meia, pois faltou dois dias, quando fomos a Portugal), e ia ansiosa para contar a história do Titanic que tanto a entusiasmou na ultima semana. Passou tardes a pesquisar na Internet, reuniu excertos do filme, imagens, das quais uma copiou e reproduziu em forma de desenho e, transcreveu para uma folha, toda a letra da musica da Celine Dion, para aprender e cantar para os amigos e para o Professor.
Quando fui buscá-la ao fim da tarde, o Professor veio pedir-me autorização para que a Maria cantasse a musica numa festa de Final de Ano que ele está a pensar fazer, e pedir-me ajuda para a ir ensaiando e treinando a musica em casa... É muito especial a nossa artista, sempre com este tipo de iniciativas de espectáculos, musicas, coreografias de danças e teatros.

Assim vão os dias

Vão passando, passando, depressa... Sinto que o tempo passa a correr e ontem dei-me conta que daqui a dois meses termina o primeiro ano escolar deles aqui... E como passaram depressa estes 6 meses e meio... E eu vou passando os dias com impaciência... Impaciência porque começo a não gostar de estar tanto tempo parada... Se ao princípio me soube tão bem o tempo que podia finalmente dedicar-lhes, e o tempo que finalmente tinha para mim, agora isso é pouco... Não gosto de estar tão parada e sinto falta de me arranjar de manhã e ir trabalhar, sentir-me útil, e fazer o que mais gosto que é ensinar, transmitir e receber conhecimento, estar com pessoas, falar com elas e ouvi-las... Tenho agora as aulas de Português que francamente me estão a dar muito gozo, mas é pouco... Ando agora na espectativa de uma coisa que gostaria muito que se realizasse e é uma ideia que tenho na cabeça desde que vim para Tanger... Quem sabe? 

23 abril 2012

De volta à escola

À Escola que ela mais gostou, e mais gosta, segundo a Maria. Retomamos hoje as rotinas de sempre. O corre corre de manhã, os pequenos almoços, mais o lanche da manhã, mais os almoços, e a garrafa de água, e vestir, e não te esqueças do chapéu para a Ginástica e ainda não te penteaste. E eu também de saida, que hoje é dia de aula de Português e, porque estamos perto, falarei do 25 de Abril, dos Capitães,dos cravos e das canções. 

22 abril 2012

Expatriados

Tal como nós que saímos de Portugal, ontem uns amigos rumaram a Santiago do Chile. E tive pena de não ter tido a oportunidade de estar com eles na nossa ultima ida a Portugal. São cada vez mais as pessoas que conhecemos que saem do País, em busca de melhores condições de vida. Angola, Suiça, Moçambique, Timor, Austrália... para tantos sitios, que qualquer dia vamos de férias a Portugal e acabamos por já não ter amigos ali... E hoje de manhã, ao ver no Facebook que já tinham chegado e, que era o inicio de uma nova aventura senti-me regresar a Setembro, quando chegámos "de vez" e a espectativa de  que um novo Mundo e uma nova Vida começaria para nós. E tal como desejo para nós, desejo-vos muita sorte, muitas felicidades e que a vida vos sorria aí, Muito!!! Um beijo grande Ângela, Gonçalo, Guilherme e Gonçalo Junior :)

21 abril 2012

SOL

Hoje temos Sol, quentinho, bom... E temos o papá em casa. É bom para matar as saudades das ausências da semana, e da falta que eles sentiram dele...

Despertar

Cedo, para ele, depois do dia duro de trabalho ontem, que durou até à meia noite e meia, pois foi a hora de chegada, quando a partida foi às 8 da manhã. Chegaram cansados, mas animaram depois do jantar. Sim porque também se pode jantar à meia noite e meia, quando a fome é muita, e o trabalho também foi mais que muito e, a despedida se fez, aqui em casa. Hoje ele foi ao Porto de Mar, cedo, despedir-se dos colegas que vieram de Portugal e passaram a semana aqui,com ele... em trabalho.

20 abril 2012

Ainda do café

Além de não gostar de ir ao café tomar a bica sozinha, fazê-lo aqui é muito caro e, não é fácil. Primeiro temos que procurar os sítios onde tenham Nespresso ou Lavazza. Todos os outros cafés que aqui possam servir, eu pessoalmente não gosto. Depois fica caro. Em média um café custa à volta de 1,30€. Por isso trouxe a minha Nespresso. O unico senão é, que tenho que trazer o carregamento de cápsulas, que não se vendem aqui em Tanger. Quer dizer, já encontrei uma casa que as vendia, mas ao dobro do preço... Falaram-me em Portugal numas cápsulas que eram compatíveis com a Nespresso. São da marca Brown, compram-se nas grandes superfícies e da ultima vez que vim trouxe duas caixas de variedades diferentes para experimentar.

Comprei as variedades Balance e Intense, mas confesso que não fiquei muito fã, principalmente da Balance... Sai mais barato, mas definitivamente não é a mesma coisa.

Em conversa com uma amiga espanhola fiquei também a saber que os Cafés Marcilla (espanhóis) também têm umas cápsulas compativeis. Na minha ultima ida a Ceuta, comprei, uma vez que tem a facilidade de, tal como as Brown, se venderem nas grandes superfícies. Em termos de preço, não fica muito mais barato que as Nespresso, mas em termos de café não desgostei.


Tem mais variedades que a Brown, trouxe uma caixa da variedade "Sontuoso" para experimentar. Gostei!
Relativamente ao produto original a unica coisa é a facilidade em encontrar o produto para venda, mas confesso que na sua falta, estas cápsulas Marcilla não me desagradam de todo. E por falar nisso... Agora vou tomar a minha bica que ainda não tomei... mas vou tomar uma cápsula de Arpergio, que adorooo...

NOTA: Isto é que foi publicidade hoje...

19 abril 2012

Hora do café

Tal como há uma hora Coca Cola Light, para mim há a hora do café. É  ás 10h30 da manhã... e porquê? Porque era a essa hora que eu me juntava com as minhas amigas, no nosso Clube das Tias:) Um grupo de amigas mais velhas que eu mas tão jovens de espirito que felizmente me integraram num grupo tão bem disposto. Por brincadeira decidi oficializar este "Clube" e criámos até cartões de Sócias para as "Tias" e os "Sobrinhos", ou seja, os filhos e netos dos membros que visitam regularmente a "Sede". E eu aqui sinto muitas saudades deste grupo e de cada uma delas... A Gena e o seu humor, a Fatinha e a sua gastronomia, os adereços e as flores da Lete, a tempestuosa Fatinha que leva tudo à frente, a Iasurinha e as saudades do filho, a Belinha que sofre do mesmo mal, a Alice que regressa ao seu antigo local de trabalho, a Sandra que nos atura todos os dias, a Nandita com a sua calma, a nossa artista pintora Gina, que nem sempre vai ocupada com o neto e com as obras de arte, a São que é membro activo dos fins de semana... Há mais membros, como a Andreia, a Mira, a Mirinha, a Ana, mas tal como eu, estamos longe e a assiduidade é a possível quando estamos por lá. Destes momentos, destes bocadinhos tão agradáveis sinto saudades, muitas saudades!!! Contiuno a tomar o meu café, mas aqui, sozinha não é a mesma coisa. Um grande beijo e um xi-coração para todas. 


Este é o meu cartão de membro :)


Chuva

Tal como eu previra e depois da seca que foi todo o Inverno, agora chove. Comprova-se a sabedoria popular que diz que "Em Abril, águas mil". Por aqui não são águas mil. São gotas que caem e molham, mas que não chegam para compensar o que não choveu nos meses de Inverno, e na televisão vejo que 57% do território Português está em seca extrema. Aqui não sei a percentagem, mas sei que a água faz falta em qualquer ponto do Planeta.
O Ivo esta semana tem cá colegas de Portugal, e por essa razão tem jantado todos os dias fora de casa, e os miudos, que estão em casa de férias sentem a falta dele e ontem não fizeram mais nada senão perguntar a que horas chegava. E quiseram esperá-lo para lhes mostrar os autocolantes que tinham posto no quarto e contar-lhe os próximos planos:) Só deu tempo para um beijo, pois na espera entretanto tinham acabado de adormecer quando o pai chegou... Hoje é dia de futebol na televisão, do Clube do Coração,e por isso o jantar hoje vai ser cá em casa. E só por causa das coisas farei bacalhau!

Eu ainda tenho um sonho!


Em estado de hibernação...

Hoje foi daqueles dias de doméstica autêntica. Completamente dedicado ao ferro, à tábua e à roupa, e finalmente liquidei um monstro muito antigo e, não tenho uma unica peça de roupa por passar. Mas o meu pensamento esteve longe o dia todo. Esteve em Portugal, na Covilhã... Hoje foi a exumação e cremação dos restos mortais do meu pai... Sei que não adianto nada, que ele continua sempre comigo, no meu coração, onde quer que esteja, mas gostaria de ter lá estado, ao lado da minha irmã... 

18 abril 2012

E de repente...

ontem, com os miudos todos ainda de férias acabámos por passar um dia tão bom... Depois da minha aula, em que os miudos ficaram com a Ana, fomos buscar as miudas dela aos colégios, e fomos para casa da Mari, onde passamos o resto do dia. Foi bom para todos... Os miudos brincaram imenso e nós falámos ainda mais! E foi uma casa cheia de gente!



Ainda dos dias em Terras Lusas...

Logo na chegada uma visita muito especial, porque tinha, e queria muito dar um grande abraço à amiga mais amiga, porque fazia anos, e porque este abraço estava guardado há tantas semanas, por tudo o que passou nos ultimos tempos. Foi bom, muito bom, apesar de curto o tempo que ali estivémos  é sempre comovente ver a amizade e a cumplicidade principalmente das miudas. Chegada a casa foi tão bom também poder passar os dias seguintes com a minha irmã, e o meu sobrinho, que já não via desde Agosto do ano passado... Estar com o resto da familia, as amigas do nosso Clube das Tias, as natas da Fatinha que fazia anos... Que saudades me deixam...
Depois a Feira de Março, e as farturas, mais os carrocéis que eles tanto adoram, e o dia que tivémos que adiar porque estava tanta gente que não se podia, mais o dia que choveu e as lágrimas que previam que não iam voltar a dar mais nenhuma volta nos carrocéis antes do regresso a Tanger...
E os jogos de futebol com o pai e com o primo, pois que o tio estava lesionado :) E mais o treino com os amigos na equipa do coração, mais a ida à Gandarinha e a aula de equitação com o professor preferido, e as Natas da Costa Nova... Hummm que delicia.
E o jantar com os amigos queridos com quem também já não estávamos há tanto...
E o alívio depois de mais uma consulta e o resultado favorável da biópsia efectuada em Dezembro último que me deixa sempre de coração apertadinho... Soube tudo a pouco, sabe sempre a pouco e o regresso, é sempre feito com muita nostalgia agarrada a mim.
Até daqui a uns meses!



16 abril 2012

Os que se seguem...

... e vieram na mala desta vez...






Comecei por este último :)

Desde que vim para Tanger...

... em Setembro, já ri, chorei, viajei e emocionei-me com estes...







 Este último, amei!

Voltou o Sol

E porque está um dia lindo, vestimo-nos à Verão e almoçamos no terraço! Que bem que soube!

Mais um início...

Mais uma semana que começa... a ultima de férias para eles, que adoram ficar em casa, comigo... Ontem encontrámos um dos professores do Colégio deles e lembrei-me que esta tem que ser uma semana de trabalho. Há que fazer os trabalhos de casa e relembrar o que já foi falado. Por causa da série de ontem e de todas as noticias que têm dado sobre os 100 anos do trágico acontecimento chamado Titanic, a Maria anda entusiasmadíssima com a história e depois de ter visto no You Tube, excertos dos programas sobre os trabalhos de recuperação de objectos do barco do Discovery Chanel, e do famoso filme Titanic, mais o video clip da Banda Sonora, decidiu que ia fazer um trabalho sobre o Tema para apresentar na Escola para todos os colegas e professor.
Amanhã é dia de equitação e depois da ultima visita a Portugal e a uma conversa com o grande professor Abreu, decidimos definitivamente mantê-los no Royal Club Equestre, pois a nova escola, para além de ser mais longe, e demasiadamente mais cara, nesta fase o que importa mesmo é que eles ganhem confiança e à vontade com os cavalos e não necessariamente muita técnica. Depois com o tempo veremos o que se segue. 
E amanhã é dia de mais uma das minhas aulas de Português que me estão a dar muito gozo... Nunca pensei :)
Hoje é dia de tratar das roupas, que no fim de semana esteve de chuva e com um vento, que não me dava confiança nenhuma de deixar a roupa no terraço, pois ainda voava para bem longe.

15 abril 2012

Com cheiro a Portugal...

Hoje está a ser um dia muito calminho... Aproveitando as delicias que trouxémos de Portugal, hoje depois da missa, e de ir comprar legumes frescos ao Souk, onde pela primeira vez encontrámos nabiças, que a agricultora queria cortar e vender-nos só os nabos, pois eles não comem as nabiças, viémos para casa confeccionar um belo Caldo Verde, e uns rojões caseirinhos. Na televisão vemos a série sobre o Titanic, que anda para frente e para trás, mas que está a fascinar a Maria.
Ontem fomos a Ceuta e na volta demos um passeio por Fnideq, Smir, Martil, Cabo Negro e regressámos a Tanger por Tétouan. Pena estar a chover, mas a paisagem é muito bonita... Quase sempre à beira mar, do lado do Mediterrâneo, e com montes de Resorts para passar uns belos dias de férias... Aqui então no Clube Med, seria fantástico...

13 abril 2012

E apesar das saudades...

... é bom estar de volta a Tanger e sentir o carinho das novas amigas que mostram a alegria de nos rever, e nos telefonam para saber de nós.
Para voltar à rotina, hoje já dei mais uma aulinha de Português. Os meninos que estão de férias, ficaram com uma amiga que mora mesmo ao lado da escola :) Hoje não há catequese, o que me deixa mais tempo para o que tenho que fazer em casa... Cresceu um novo monstro cá em casa e tenho que me ir a ele! E estamos de fim de semana. Amanhã, ida a Ceuta.

Memórias...

Gostava de ter uma câmara instalada em mim, e poder rever e sentir todos os momentos bons que passamos na vida. Os maus teriam um delete automático, mas os bons... as sensações, os cheiros, os toques e as emoções... gostava tanto de ter uma coisa assim... Seria como uma máquina do tempo e quando estivésse cheia de saudades daqueles que tanto gosto, poderia viver outra vez todos os momentos passados. 
Entretanto guardo tudo no meu coração e na minha memória, e fico agora em contagem decrescente até à proxima em que voltarei a rever , a rir e a abraçar quem tantas saudades me deixa.

12 abril 2012

Fim de férias

E estou de volta a Tanger. Foram 6 dias ótimos a matar saudades de quem gostamos e sem net. Tenho montes de coisas para fazer, com os dois em casa, ainda de férias escolares... Ao trabalho, ao trabalho...:)

04 abril 2012

03 abril 2012

Anda impossivel, mas também me dá alegrias...

Ontem a Maria trouxe a Classificação dos exames que fez a semana passada: Inglês A+, Ciências B+. Falta a nota de Matemática, e de Francês e fazer amanhã o exame de Árabe...

As nossas (verdadeiras) férias de Verão 2020

Uma vez que estávamos de praias fechadas e limitações nas deslocações pelo país pouco mais pudémos fazer do que ficar em Tanger. Para variar...